02/09/2013

Bolo de Chocolate e Framboesas



Ingredientes:

Creme de Mascarpone:
- 2 pacotes (400 g) de natas
- 1 embalagem (250 g) de mascarpone
- 100 g de açúcar
- 50 g de amêndoa moída
Bate as natas até estarem firmes. Adiciona o mascarpone, o açúcar e a amêndoa até ficar uma mistura homogénea. Leva ao frigorífico durante mais ou menos 3 horas, para ter a consistência desejada para barrar.
Ganache de Chocolate:
- 200 g de chocolate, partido em bocados pequenos
- 150 ml de natas
Coloca os bocados de chocolate numa taça resistente ao calor. Leva as natas ao lume e aquece-as até começarem a ferver. Retira do lume e verte por cima do chocolate. Deixa repousar durante 1 minuto e mexe até teres uma mistura homogénea.
Bolo de Chocolate:
Acrescenta um ovo a esta receita:
- 150 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 5 ovos
- 150 g de chocolate
- 2 c. sopa de leite
- 150 g de farinha
- 1 frasco de doce

Para a cobertura:
- 125 g de chocolate
- 2 c. sopa de leite
- 30 g de manteiga
1. Pré-aquece o forno a 180ºC.
2. Derrete, em lume muito brando, o chocolate com a manteiga e o leite.
3. Mistura o açúcar com as gemas e bate bem, até obteres um creme esbranquiçado. Junta o preparado de chocolate derretido. Bate as claras em castelo e junta-as ao preparado anterior. Junta a farinha e bate tudo muito bem, até obteres um creme homogéneo.
4. Verte a massa para uma forma redonda untada com manteiga e forrada com papel vegetal e leva ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Retira o bolo do forno e deixa arrefecer, antes de o cortares ao meio e recheares com o doce que escolheste.
5. Leva os ingredientes para a cobertura de chocolate a derreter, em banho maria. Deixa arrefecer ligeiramente e verte sobre o bolo.
6. Leva ao frigorífico até à hora de servir.
Em vez de uma forma de fundo amovível utiliza uma forma de mola (o bolo fica mais "direito" e mais alto). Deixa o bolo arrefecer antes de o retirares da forma. Divide o bolo em três camadas.
Montagem:
- doce de framboesa
- framboesas frescas
- raspas de chocolate

Coloca a base do bolo num prato de servir. Espalha o doce de framboesa e a seguir o creme de mascarpone na primeira camada de bolo. Junta uma mão-cheia de framboesas por cima do creme. Cobre com a segunda camada de bolo e repete o recheio. Cobre com o topo do bolo e espalha a ganache de chocolate e decora com mais framboesas e raspas de chocolate. Leva o bolo ao frio até à hora de servir.



 http://tresgalos.blogspot.pt/2012/04/bolo-de-chocolate-e-framboesas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...