21/08/2013

Panna Cotta com Calda de Frutas Vermelhas



 

A panna cotta (em italiano significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.  Sua textura muito leve – bem mais do que flans, manjares, pudins, para falar dos doces de aparência similar a dele – aguça paladares delicados e exigentes.  Versátil, o doce permite adequações ao estilo da casa, sem ferir sua origem.


Ingredientes:

Panna cotta
300ml de creme de leite
200ml de leite
90g de açúcar
5g de gelatina
1 fava de baunilha 
Calda de frutas vermelhas:  
200g de frutas vermelhas congeladas
50g de açúcar
1 colher (sopa) de vinho do Porto

 

 Modo de Preparo:

Panna cotta:
Corte a fava de baunilha ao meio raspando seu interior e coloque em uma caçarola junto com o leite, o creme de leite e o açúcar. Aqueça, sem deixar ferver, e acrescente a gelatina já hidratada em água. Coloque a mistura em forminhas e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Na hora de servir, retire da geladeira, aqueça as forminhas em água quente e desenforme e cubra com a calda.

Calda de frutas vermelhas:
Aqueça todos os ingredientes juntos, até formar uma calda ligeiramente espessa. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Se quiser uma calda mais rústica, não precisa coar.





http://receitas.ig.com.br/panna-cotta-com-calda-de-frutas-vermelhas/4ed393c92fc4ac04120000ec.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...