01/07/2013

Torta de Nozes e Doce de Ovos



 Ingredientes:
 
Massa:
8 ovos
180 g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
160 g de miolo de noz moído
Metades de noz q.b.

Doce de ovos:
300 g de açúcar
300 ml de água
12 gemas
2 pedaços de casca de limão



 Preparação:
 
Massa:
Bata as claras em castelo firme. reserve.
Com a batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Nessa altura, junte o fermento em pó e o miolo de noz moído. Por fim, envolva as claras em castelo. Misture bem com uma vara de arames.
Unte com margarina e forre com papel vegetal um tabuleiro com 30 por 30 cm. Unte-o também com mais um pouco de margarina e verta dentro a massa. Leve a cozer a 190ºC, durante cerca de 30-40 minutos.
Coloque uma folha de papel sobre uma superfície plana e polvilhe-a abundantemente com açúcar. Disponha em cima a massa e passe cuidadosamente por cima um rolo da massa. Recheie com metade (ou 2/3) do doce de ovos. Enrole cuidadosamente com a ajuda do papel e deixe arrefecer. Cubra com o restante doce de ovos e decore com metades de noz.

Doce de ovos:
Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão, mexa até que o açúcar se dissolva e deixe fazer uma calda. Após isto, deixe arrefecer um pouco. À parte bata as gemas com um garfo e adicione-as à calda, a pouco e pouco e envolvendo sempre com uma vara de arames. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco.


 
 
 
 
Torta adaptada de: Revista Click in Gourmet
Fonte do doce de ovos: Saborintenso (Catarina)
Origem:
http://narwencuisine.blogspot.pt/2011/12/torta-de-noz-com-doce-de-ovos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...